15 ideias para facilitar a vida da dona de casa, e ter sempre as mãos temperos frescos e ainda charmosos e decorativos vasos. Além de economizar é claro.

Temperos e ingredientes sempre fresquinhos e saudáveis.

Lindos e charmosos vasinhos que podem enfeitar a casa e a cozinha.

Economia e diminuição da conta do supermercado.

O que estas coisas tem em comum?

Fazem parte das 15 sugestões bem criativas que nós da Bambalalão Brinquedos encontramos e que resolvemos fazer um resumo e dividir com nossas clientes e amigas.

São temperos, legumes e verduras fáceis de replantar e que ainda se transformam em lindos e decorativos vasos.

Cebolinha

Quando comprar cebolinha, antes de utilizar e de armazenar, corte a parte inferior deixando sempre um pedaço da parte verde. Coloque dentro de um vaso com água, cobrindo a parte branca. Capriche no vaso / pote e você terá lindos vasinhos para enfeitar a cozinha. O ideal é colocar em um ambiente ensolarado. Dentro de poucos dias já terá cebolinhas novas e sempre frescas para usar. A água deve ser trocada diariamente. Depois de brotadas as cebolinhas poderão também ser replantadas em vasos com terra ou em seu quintal.

Manjericão

Outro tempero fácil de ser replantado o manjericão ainda perfuma sua cozinha pois é um tempero bem cheiroso. Ao comprar o manjericão separe alguns galhos que pareçam mais vigorosos e resistentes e corte-os com uns 10 a 15 cm. Retire as folhas da parte de baixo, e também as flores se tiver. Deixe apenas algumas folhas na parte superior. As folhas retiradas podem ser usadas Coloque em vasos de vidro com água até a metade e deixe num lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Quando as raízes estiverem com o tamanho aproximado de 2 cm estará pronto para ser replantado. Você poderá plantar em vasos ou em seu quintal mas procure sempre um ambientes arejado e ensolarado. 

Hortelã

Com a Hortelã faça da mesma forma que o manjericão. Escolhas os galhos que achar mais viçosos e corte-os limpando as folhas de baixo. Coloque-os em vasos de vidro com água por alguns dias até formar raiz. Ai já podem ser replantados em vasos ou em seu jardim. A Hortelã precisa de solo drenado, ambiente ensolarado e de muita água.

Alecrim

O processo com o Alecrim é o mesmo processo inicial do Manjericão e da Hortelã. Escolha os galhos, corte, limpe as folhas de baixo e coloque em vasos com água por alguns dias até forma raiz. Depois plante os galhinhos em vasos ou em seu jardim. O Alecrim não gosta de muita água e precisa de ambiente arejado e de sol. Essa técnica pode ser usada com outros temperos, como o coentro.

Alho

O alho já tem um cultivo um pouco mais complicado que os demais. Mas há uma forma mais fácil, aproveitando as folhas do bulbo. Para isto basta colocar os dentes em um vaso de vidro com água. Em pouco tempo nasceram brotos que podem ser usados como tempero. Use apenas as extremidades que são mais saborosas. Este brotos podem também ser replantados em vasos ou no quintal. Veja o passo a passo.

Cenoura

Como o alho também vamos aproveitar as folhinhas que brotam da cenoura que são muito nutritivas e saborosas. As folhas poderão ser usadas para em sopas, saladas ou drinks. O melhor é que usaremos bem a parte da cenoura que normalmente é jogada fora, a cabeça da cenoura. O ideal é colocar várias numa vasilha com água pela metade, em 15 dias elas começam a brotar.

Alface Romana

Neste caso também é utilizada a parte que normalmente é jogada fora, a cabeça do alface. Coloque a cabeça em um recipiente / vaso dom água. Troque a agua constantemente. Em pouco tempo você terá um novo alface brotando. Não será um alfação mas as folhas serão muito saborosas.

Aipo (Salsão)

Também podemos replantar o Aipo (Salsão). Para isto basta cortar uns 5 cm do talo e deixar em um vaso com água, trocando sempre. Umedeça também a parte de cima da planta para não ressecar. Deixe num local ensolarado. Vai ver que folhinhas amarelinhas brotarão no centro, depois ficarão verdes. Após 5 a 7 dias passe para um vaso ou plante em seu jardim. O Salsão precisa de área de boa drenagem.

Acelga

Com a Acelga funciona da mesma forma que o Aipo. Reutilizaremos a parte inferior (raiz) e seguir o mesmo processo do Aipo.

Alho-poró

O alho-poró também brota fácil na água. Corte a parte com raiz uns 5 cm e coloque em um vaso não muito fundo ou apoie com dois palitos, um de cada lado, com água até o começo da raiz. Cuide para que não evapore ou seque. Depois que criar as raízes deve ser replantado em vasos ou no jardim.

Erva Cidreira

Não é preciso ter aquela moita enorme. Consiga cinco ou seis talos, deixe em vaso com água até criar as raízes. Depois é só passar para um vaso ou para o jardim. A Erva Cidreira suporta bem o sol e deve ser regada normalmente. 

Cebola

 

Com a cebola usamos também a extremidade onde ficam a raiz, aquela que normalmente é descartada. Basta usar a mesma técnica da água que usamos que citamos anteriormente. Depois que a raiz brotar é só passar para o vaso ou plantar diretamente no jardim.

A Bambalalão Brinquedos tem vários produtos que podem ajudar a execução destas idéias transformando-a em uma atividade divertida e muito boa para ser feita em familia e com a criançada. Cofira algumas sugestões.

kit jardinagem

Kit Jardineiro

Estas e outras tantas novidades e produtos criativos você encontra em nosso site www.bambalalaobrinquedos.com.br. Confira em um clique.  Fonte: asenhoradomonte | livinggreenmag | naturalcuresnotmedicine | naturallivingideas | ecycle | wikihow | asboasnovas | veganana

Deixe uma resposta